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Arquitetos: Piratininga Arquitetos Associados
- Área: 275 m²
- Ano: 2021
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Fotografias:Nelson Kon
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Fabricantes: Araucária marcenaria, Deca, Innovare Work, Noel Marinho, Omega Fence Systems, Portobello, Santorini Mármores, Snaldi, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desejo de uma galeria de arte
Uma galeria de arte singular
Entre muitos imóveis à venda, uma casa
Uma casa de arquitetura intrigante
Um bairro em transformação
Uma vizinhança diversificada
A encomenda do projeto de reforma desta casa para transformá-la em galeria de arte trouxe alguns requisitos: demandas técnicas pertinentes às atividades expositivas e ao acervo, expectativas de um lugar para encontros culturais, um piano de cauda, o conforto de serviços e cuidados e a ênfase de um jardim tropical.
Coube à arquitetura interpretar as necessidades e expectativas dos proprietários. O método adotado foi consultar nossos próprios projetos de espaços expositivos (museus, bibliotecas, galerias de arte) e de outros autores e, necessariamente, pesquisar referências históricas da arquitetura da casa.
Tudo começou com o levantamento cadastral e algumas prospecções para reconhecimento da estrutura e criar uma frente de oportunidades para os novos usos.
Com técnica e sensibilidade, captamos as virtudes da edificação existente:
- A cobertura de concreto armado com superfícies e geometrias variadas: abóbodas, lajes planas e um plano reverso,
- A iluminação natural nos vãos gerados pela variação da cobertura em seus apoios, com raios, inclinações e orientações diferentes entre si,
- A perspectiva desimpedida conectando os jardins da frente e do fundo,
- A possibilidade de desenvolver um percurso contínuo e legível.
O estudo deu consistência ao novo programa dentro e fora da edificação. E a interpretação do teto como referência para posicionar os ambientes foi a chave do partido de projeto. Expor o concreto dessas estruturas no alto valorizou as formas resultantes abaixo delas.
O ambiente expositivo distribui-se ao longo da parede de divisa unindo as áreas externas e internas em todos os pavimentos: uma superfície lisa, uniforme e precisamente iluminada é o suporte para grande parte das obras de arte.
Nos jardins, as esculturas ficam em meio à vegetação para serem contempladas a partir dos bancos revestidos com os azulejos desenhados por Noel Marinho. E falando em Noel, um mural com seus azulejos, qualifica o que seria um simples recuo lateral que passa a ser a extensão sensorial da sala para almoços e reuniões, unindo dentro-e-fora.
Os ambientes para convivência e fruição estão distribuídos na varanda e nas salas no pavimento superior para contemplar a exposição, ouvir música junto ao piano de cauda, participar de uma palestra ou ver as obras da reserva técnica.
As intervenções valorizam a fluidez dos percursos, o significado dos espaços gerados com a reforma, as diferentes cenas de iluminação e fortalecem a relação interior-exterior.
Por se tratar de uma reforma, preservar, restaurar e reciclar materiais de revestimento de piso e o concreto aparente foram iniciativas bem-sucedidas. Assim, a casa de quase 50 anos se faz presente na cena local com sua arquitetura original valorizada pelas formas, cores e texturas dos materiais, pela precisa iluminação, e principalmente pela atração de uma galeria de arte na rua.